Projeto Escola Sustentável – Captação de água do ar condicionado
A EEFM Clóvis Beviláqua possui vários aparelhos de ar condicionados. Se ligados o dia inteiro, cada aparelho gera entre sete a dez litros de água. Essa água pode ser reaproveitada para várias atividades diárias da escola como irrigar as plantas, lavar banheiros, água de descarga, lavar material do refeitório, entre outros usos, o que gera economia no gasto com a conta de água no final do mês. Usamos a criatividade para fazermos o uso consciente desse bem tão escasso na nossa região nordeste.
O sistema de captação montado é simples e envolve poucos materiais: Foi instalada uma tubulação que sai do ar condicionado até uma reservatório tubular onde a água fica armazenada. Em seguida foi instalado um suspiro, ou ladrão, para esvaziar o excedente e uma torneira embaixo. E por último, a tubulação foi vedada, em cima e embaixo, e colocamos tela no suspiro, para evitar foco de insetos, como o mosquito da dengue.
Nesses tempos atuais de valorização do meio ambiente, sustentabilidade e crises hídricas recorrentes, evitar o desperdício de água é uma grande declaração de amor ao nosso planeta.
Materiais utilizados para a construção do coletor de água
- 1 cano de PVC 100 mm – 1,5 m
- 2 caps 100 mm – 1 anel de vedação
- Adaptador com frente
- 1 cap enroscado
- 1 torneira de jardim
- 1 cola de PVC
- 1 Durepox
- 1 veda rosca
- 4 parafusos com bucha
- 2 braceletas
Relevância do projeto para a escola
Este projeto de captação de água, além de trazer para a escola economia de água com um custo baixo, desenvolveu em seus alunos uma conscientização sobre sustentabilidade, possibilitou a criação de aulas mais dinâmicas e abriu a oportunidade da geração de oficinas de capacitação para esses alunos.